Exames
Eletroneuromiografia geral
Exame para avaliação dos nervos e músculos. Inclui o estudo da condução nervosa e a eletromiografia. Também pode incluir testes especiais como o reflexo do piscamento, teste de estimulação repetitiva, reflexo H e outros. Pode ser realizado em várias regiões, como membros superiores, membros inferiores, face, região paravertebral e segmentos especiais (abdome, língua e outros).
Eletromiografia quantitativa
Permite a avaliação das unidades motoras musculares com parâmetros numéricos objetivos, ao invés da avaliação qualitativa da eletromiografia convencional. É particularmente útil na avaliação de miopatias (doenças musculares).
Eletroneuromiografia gênito-perineal
Pode ser solicitada com outros nomes, como avaliação do assoalho pélvico ou dos nervos pudendos. Inclui o tempo de latência terminal dos nervos pudendos, reflexos sacrais, condução do nervo dorsal do pênis e a eletromiografia quantitativa do esfíncter anal.
Eletromiografia de fibra única
Teste muito especializado indicado na avaliação de doenças da junção neuromuscular (contato entre o nervo e o músculo). É o exame mais sensível para detecção de Miastenia Gravis, particularmente das formas oculares.
Potencial evocado somatossensitivo
Avalia a condução dos impulsos nervosos desde a periferia até o cérebro, sendo particularmente útil na avaliação de doenças da medula espinhal. Pode ser feito nos membros superiores, membros inferiores ou na região genital.
Eletroneuromiografia pediátrica
A avaliação de crianças requer bom conhecimento das doenças pediátricas e habilidade para realizar um exame rápido, preciso e com o mínimo de desconforto. O exame pode ser feito sem necessidade de sedação em crianças de qualquer faixa etária.
Ultrassom neuromuscular
A ultrassonografia pode complementar o exame de eletroneuromiografia para avaliar morfologicamente nervos e músculos. As informações da imagem são integradas aos dados funcionais obtidos pela eletroneuromiografia.
Avaliação da reatividade autonômica
Avaliação das respostas autonômicas relacionadas a produção de suor e modulação da frequência cardíaca. É útil na avaliação de neuropatias de fibras finas e pacientes com disautonomia.
Teste do esforço curto e longo
Utilizado na avaliação de paralisias periódicas e síndromes miotônicas (doenças que afetam o relaxamento muscular).